Conseguimos enxergar porque a retina, parte do nosso olho, transforma energia luminosa em imagem (em suma). O que acontece é que a retina é uma camada do globo ocular repleta de células nervosas, que levam a energia luminosa através do nervo óptico até o cérebro, que irá transformar o que recebe em imagem. Sendo assim, temos a visão.
Quando acontece o descolamento da retina, inicia-se um processo de degeneração celular no globo ocular, fazendo com que a retina se separe da parede posterior do olho.
Os tipos de Descolamento de Retina
Há três tipos de Descolamento de Retina:
Descolamento de Retina Regmatogênico: neste caso, o líquido vítreo do centro do olho passa para debaixo da retina por meio de um buraco da estrutura ou uma rotura. É o tipo que acontece na grande maioria dos casos de descolamento de retina.
Descolamento de Retina Exsudativo: não há presença de rotura ou buraco de retina como no outro caso, mas acontece um acúmulo de líquido sob a retina, através de outra estrutura ou região, como tumores ou inflamações.
Descolamento de Retina Tracional: é comum que este tipo se desenvolva em pacientes diabéticos ou que possuam doenças inflamatórias. Este tipo de descolamento acontece quando uma tração é exercida na retina através do tecido fibrovascular.
Causas e Tratamento para o Descolamento de Retina
Quando o descolamento acontece, é comum que o paciente perceba uma mancha negra na visão, podendo acontecer em um dos olhos ou em ambos. Esta mancha tende a crescer, portanto, é necessária a visita urgente ao oftalmologista. Além da mancha, a visão pode escurecer, apresentando o que se chama de “cortina negra”.
Existem três tipos de tratamento contra o Descolamento de Retina, e todos são a partir de procedimentos cirúrgicos: a Retinopexia Pneumática, Introflexão Escleral e Vitrectomia Posterior.
Retinopexia Pneumática
Este procedimento é indicado para casos em que o descolamento de retina apresente buracos e roturas na região superior do globo ocular. Uma quantidade de gás é injetada dentro do olho para que o buraco ou rotura sejam obstruídos, impedindo com que o líquido passe sob a retina.
Introflexão Escleral
Com finalidade de suturar um segmento de silicone ao redor do olho, este procedimento faz com que as roturas fiquem antecedentes à aplicação. Dessa forma, o descolamento de retina é tratado.
Vitrectomia Posterior
Neste procedimento, pequenas incisões são realizadas na parede anterior do olho, de tal maneira com que instrumentos cirúrgicos possam cortar e aspirar o vítreo ao mesmo tempo. Dependendo do caso do descolamento, outros procedimentos são realizados na cirurgia, como a troca fluido-gasosa ou a injeção de óleo de silicone dentro do olho.
Cirurgia do Descolamento de Retina em Curitiba
Em Curitiba, o Dr. Luis Augusto Arana é especializado na Cirurgia do Descolamento de Retina. Entre em contato para maiores informações e agendamentos de consultas pelo telefone (41) 9 9914-5710 ou diretamente via Whatsapp (41) 9 9946-4262
Também é possível encontrar o profissional no endereço R. Cel. Dulcídio, 199 – Batel, Curitiba – PR, 80420-170