• Oftalmologista em Curitiba - Especialista em Cirurgia de Retina e Catarata

Cirurgia de Retina

Tratamentos avançados

Cirurgia de Catarata

Melhor visão na melhor idade

Oftalmologista em Curitiba

Tratamentos avançados
Agende: (41) 9 9946-4262

DMRI: a cegueira irreversível a partir dos 50 anos

tratamento de dmri em curitiba cirurgias de retina

É comum que nossos olhos se cansem depois de tanto tempo vivido: é por isso que tantas pessoas começam a usar óculos ou a frequentar mais o oftalmologista quando envelhecem. Uma doença que se manifesta com frequência em pessoas com acima de 50 anos é a Degeneração Macular Relacionada à Idade, ou DMRI. Principal causa de cegueira irreversível, a condição se caracteriza pela fragilização da mácula, área central da retina, onde se concentram fotorreceptores responsáveis pela visão de cores e detalhes.

Como se forma a Degeneração Macular Relacionada à Idade

Ao envelhecerem, pacientes predispostos à doença desenvolvem drusas entre as duas últimas camadas da região ocular. Drusas são lesões arredondadas amarelas que aparecem durante o exame.

O tabagismo, idade avançada, pele e olhos claros e a hereditariedade são fatores que podem estimular o desenvolvimento e crescimento da degeneração macular.

Tipos de DMRI

Existem dois tipos de DMRI: a Seca e a Úmida. Na seca, são desenvolvidas drusas bilaterais na região atingida pela enfermidade. É comum que o paciente veja o centro da visão distorcido e tenha dificuldade para ler. Em estágios avançados, reconhecer rostos torna-se mais difícil.

Na DMRI úmida, aparece a neovascularização de coróide, causadora do extravasamento de sangue e de material lipoprotéico. É o surgimento de vasos sanguíneos em frequência anormal, ou exagerada. O principal sintoma é enxergar linhas retas onduladas e a perda da visão crescente. É o estado mais grave da doença.

Tratamento contra a DMRI

O tratamento contra a Degeneração Macular Relacionada à Idade pode ser estimulado com uma boa alimentação, rica em alimentos antioxidantes como peixes e vegetais de folha verde.

Além disso, é necessário realizar uma avaliação médica para definir qual tratamento é melhor para o paciente. A terapia fotodinâmica, por exemplo, é uma técnica muito utilizada para tratar a doença. Ela se resume na injeção de um corante fotossensível de forma intravenosa.

Especialista em DMRI em Curitiba

Em Curitiba, o Dr. Luis Augusto Arana é especializado no tratamento para DMRI. Entre em contato conosco para maiores informações e agendamentos de consultas pelo telefone (41) 9 9914-5710  ou diretamente via Whatsapp (41) 9 9946-4262

Também é possível encontrar o profissional no endereço R. Cel. Dulcídio, 199 – Batel, Curitiba – PR, 80420-170

Pesquisar