• Oftalmologista em Curitiba - Especialista em Cirurgia de Retina e Catarata

Cirurgia de Retina

Tratamentos avançados

Cirurgia de Catarata

Melhor visão na melhor idade

Oftalmologista em Curitiba

Tratamentos avançados
Agende: (41) 9 9946-4262

Tratamento de Oclusão Venosa de Retina em Curitiba

Oclusão Venosa de Retina

Nós enxergamos especialmente graças à retina, uma membrana que cobre a parte interna do fundo do olho. As células fotossensíveis captam sinais luminosos recebidos quando estamos olhando para algo, e transformam esses sinais em impulsos elétricos que o nosso cérebro decodifica e transforma na visão. Quando a retina é comprometida, nossa visão, por consequência, também é.

É o caso da doença vascular conhecida por Oclusão Venosa de Retina, causada pela obstrução de uma veia da retina, fazendo com que o sangue realize a circulação corporal. A obstrução acumula hemácias e geralmente tem o formato de um trombo, fazendo com que o sangue não passe pela região, podendo causar uma hemorragia ou inchaços.

Quando é deixada de lado, a condição evolui para a diminuição da irrigação sanguínea, ou até mesmo a suspensão desta. A doença leva o nome de Isquemia, e dá origem ao surgimento de vasos sanguíneos novos e fracos. Outra consequência da oclusão venosa é o glaucoma secundário e o descolamento da retina, ambos causados a partir da pressão intraocular causada pela doença.

Tipos de Oclusão Venosa de Retina

A Oclusão Venosa pode ser encontrada em duas formas: a isquêmica e a não isquêmica, e dependem da evolução da obstrução. O tipo de oclusão isquêmica é a forma mais grave da doença, e podem trazer consequências severas para a visão do paciente. A não isquêmica é a versão ainda não tão severa da doença, mas ainda preocupante.

É possível notar sintomas como o embaçamento da visão, moscas volantes (pontos na visão que se parecem com moscas voando), o desconforto visual e a visão distorcida. Ao perceber essas diferenças ao enxergar, procure um especialista imediatamente.

A doença pode estar relacionada e denunciar outras condições de saúde, como a diabetes, o colesterol elevado, doenças cardíacas, inflamatórias ou infecciosas, alteração na coagulação e hipertensão arterial sistêmica.

Tratamento da Oclusão Venosa de Retina em Curitiba

Existem três tratamentos que podem ser utilizados para a oclusão venosa da retina. O primeiro é a cirurgia a laser, procedimento muito comum no tratamento de doenças na retina. Ela tem como objetivo impedir que a hemorragia se avance, cauterizando os vasos do globo ocular. Outra forma de tratar a doença é por meio da vitrectomia, que faz uso de tecnologia 3D para o tratamento da oclusão venosa. Aqui a intervenção cirúrgica pode acontecer através da tecnologia 3D com o objetivo de deixar o procedimento seguro.

O último é a injeção intravítrea, uma inovação na medicina quando se fala em tratamento para doenças na retina. Medicamentos conhecidos como ANTI-VEGF são aplicados na região atingida, e bloqueiam o crescimento endotelial, que incentiva o surgimento de novos vasos sanguíneos fracos, que ao se romperem, podem causar uma hemorragia.

Médico Especialista

Dr. Luis Arana é médico especialista em tratamento de oclusão venosa e outras condições que afetam a retina. Para maiores informações, agende sua consulta clicando no botão abaixo.

Pesquisar