Buraco macular
O buraco macular é uma patologia que atinge a mácula: região da retina, responsável pela visão central e que tem a maior concentração de fotorreceptores. O fato de ter maior concentração de células visuais explica porque essa região define a nitidez da visão central necessária para a lermos, assistirmos TV, e realizarmos tarefas detalhadas.
Da mesma forma que outras doenças oculares graves, o buraco macular pode ser curado quando diagnosticado precocemente.
A maneira mais eficaz de impedir que a doença atinja estágios avançados é manter a regularidade das consultas oftalmológicas!
O que é o Buraco Macular?
O buraco macular ocorre quando existe uma quebra nas camadas da mácula, ou seja, faltam células na mácula, ocasionando um buraco nessa região. Como resultado a visão torna-se prejudicada na parte central do campo visual.
Como o Buraco Macular se Desenvolve?
A causa da formação do buraco macular não é totalmente esclarecida. Existem teorias que sugerem que a patologia pode ser ocasionada pela força exercida pelo vítreo, que com o avanço da idade costuma se tornar mais líquido, provocando trações na região.
Entretanto, alguns fatores de risco podem facilitar o seu desenvolvimento:
- Avanço da idade;
- Alto grau de miopia;
- Traumatismos oculares;
- Acentuada exposição a raios UV.
Sintomas do Buraco Macular
Os principais sintomas do buraco macular incluem:
- Manchas no centro do campo visual;
- Dificuldade para realizar atividades como leitura, dirigir veículos, costurar, etc.
- Distorção ou redução da nitidez das imagens dos objetos.
É comum o paciente não notar o buraco macular, quando surge apenas um dos olhos, isto por que, o outro olho acaba por compensar a perda de visão do olho que está acometido.
Diagnóstico de Buraco Macular
O diagnóstico do buraco macular é realizado pelo oftalmologista, que irá realizar exames de mapeamento da retina, associado à exame de imagem: tomografia do olho, com o objetivo de visualizar detalhadamente todas as camadas da retina.
Tratamento e Cirurgia para Buraco Macular
O tratamento para o buraco macular é realizado através da cirurgia Vitrectomia Pars Plana.
Nesse procedimento, o cirurgião introduz um gás dentro do olho, com o objetivo de aliviar as forças tracionais exercidas na mácula, permitindo o fechamento do buraco macular.
Para que o gás exerça sua função correta de tampar o buraco macular, é preciso que o paciente permaneça olhando para baixo 6 horas por dia durante 6 dias, ou conforme orientação individual. É normal a visão apresentar-se bastante embaçada nas primeiras semanas.
Durante o período de recuperação, o gás será absorvido pelo organismo, que produzirá o líquido para repor o gás, e com isso o buraco macular será fechado.
Durante o período em que o paciente estiver com o gás no interior do olho, estará proibido de realizar viagens aéreas, devido ao fato da pressão do olho sofrer alterações, podendo subir a níveis que podem danificar de forma irreversível sua visão.