INJEÇÃO INTRAVÍTREA – TRATAMENTO AVANÇADO DE RETINA CURITIBA
A visão é certamente um dos sentidos mais importantes para o ser humano, e com o avanço da tecnologia nossa capacidade visual vem se tornando ainda mais relevante, haja vista o uso continuo de telas em nosso dia-a-dia, como TVs, Smartphones, relógios inteligentes entre outros.
A retina por sua vez é uma parte nobre de nosso olho, localizada na parte de trás do globo ocular, essa fina camada de tecido, altamente vascularizada é responsável por transformar a luz que chega em nossos olhos em impulsos elétricos, que são enviados e decodificados pelo nosso cérebro.
Por isso doenças que afetam a retina tendem a ser mais perigosas, pois, podem prejudicar definitivamente a visão do paciente, levando a cegueira.
A INJEÇÃO INTRAVÍTREA é atualmente a técnica mais utilizada no tratamento de várias doenças da retina, como DMRI, RETINOPATIA DIABÉTICA E OUTRAS.
O desenvolvimento de medicamentos para aplicação intra-ocular é uma área em expansão, diversos estudos estão em andamento para possibilitar o tratamento de diversas doenças que afetam o fundo do olho.
O tratamento consiste na aplicação de medicamentos diretamente na retina, através de injeção ou outros equipamentos específicos.
O olho permite um acesso cirúrgico mais simples e temos amplo conhecimento de como os medicamentos agem dentro dessa estrutura, o que aumenta a segurança para o paciente.
A aplicação de fármacos (medicamentos) diretamente no olho, minimiza as chances de eventuais problemas caso o mesmo medicamento fosse ingerido, por exemplo, além disso, a absorção direta aumenta a eficácia das substâncias.
O procedimento é realizado em ambiente cirúrgico, antes de a aplicação existem algumas etapas que devem ser seguidas, para aumentar a segurança do paciente e evitar complicações, o uso de colírios especiais, antibióticos, e outros são alguns dos cuidados necessários.