A visão é um dos sentidos mais importantes no desenvolvimento do ser humano, segundo alguns estudos nossa capacidade visual foi crucial para a evolução da espécie.
Uma pesquisa realizada pela Academia Americana de Educação revelou que a percepção do ambiente se dá em 80% do tempo pela visão.
O olho humano é dividido em várias estruturas, sendo que o fundo do olho apresenta células mais complexas e especializadas, capazes de captar a luz e transformar em impulsos elétricos, que posteriormente são enviados para o cérebro decodificar, essa região é conhecida como RETINA.
Portanto as doenças que afetam a retina tem um grau de perigo considerável, pois podem afetar a visão de forma permanente.
Para tratar as doenças da retina existe um profissional especializado em RETINA E VÍTREO, também chamado de retinólogo. Segundo o Dr. Luis Arana, durante a faculdade de medicina o aluno escolhe qual especialidade seguir, no caso a oftalmologia. Dentro da oftalmologia é possível especializar-se ainda mais, focando os estudos no fundo do olho.
Quais as principais doenças que afetam a retina em Curitiba?
A retina é uma parte muito importante do olho, nessa região estão presentes algumas estruturas responsáveis pela visão como: RETINA, MÁCULA, NERVO ÓPTICO, FÓVEA, COROIDE E HUMOR VÍTREO.
Como a retina é diretamente responsável pela formação da VISÃO, qualquer doença que prejudica essa região pode resultar em perda parcial ou total da capacidade visual.
As principais doenças que atingem a retina são:
DESCOLAMENTO DE RETINA – Uma doença grave na qual o tecido da retina fica solto, desprendendo-se do fundo do olho e dos vasos sanguíneos que fornecem oxigênio e nutrientes, se não for rapidamente tratada pode causar perda permanente da visão. Clique aqui para saber em detalhes o descolamento de retina.
DMRI – Degeneração Macular Relacionada a Idade – A DMRI afeta a mácula responsável pela visão central, detalhes e cores. A doença é causada pelo acumulo de material orgânico na região, conhecido como DRUSAS, que deterioram as células e prejudicam a visão central. Existem dois tipos de DMRI a seca e a úmida, saiba mais clicando aqui.
RETINOPATIA DIABÉTICA – A Diabetes causa complicações em várias partes do organismo, uma delas é a visão. Neste caso devido à falta de controle da diabetes, podem ocorrer hemorragias no fundo do olho e crescimento anormal de vasos sanguíneos, levando a perda da visão. Para mais informações visite este link.
EDEMA MACULAR – trata-se literalmente de um buraco formado na mácula, que é responsável pele visão central, decorrente de processos inflamatórios, avanço da idade e outras possibilidades.
OCLUSÃO VENOSA DA RETINA – A retina é uma região com a presença de muitos vasos sanguíneos, é comum ocorrer a obstrução de um dos vasos, prejudicando a passagem de nutrientes, sendo a segunda causa mais comum de cegueira. Clique para saber mais.
Uma fissura unilateral de uma pálpebra superior é o tipo mais comum de coloboma palpebral.