Degeneração macular tem cura?
Existem muitas doenças oculares que estão relacionadas com o processo de envelhecimento, uma das mais graves é a DMRI – Degeneração Macular Relacionada a Idade.
Essa doença é caracterizada por se manifestar no fundo do olho, mais especificamente na mácula, que é responsável pela visão central e de detalhes. Com sua progressão o paciente passa a ver as imagens distorcidas e em casos mais graves pode perder a visão central.
Existem dois tipos de DMRI
A Degeneração Macular do tipo seca – Atinge cerca de 90% dos pacientes, e é caracterizada pelo surgimento de drusas na mácula, que são depósitos de gorduras e proteínas do próprio organismo, que se acumulam no fundo do olho, prejudicando o funcionamento das células. Sua progressão é lenta e não existe um tratamento especifico, o médico acompanha a evolução da doença e de acordo com cada caso e estabelece uma conduta clínica.
Degeneração exsudativa ou úmida – Sua prevalência é de 10% dos casos da doença, mas seus efeitos são muito mais nocivos e rápidos. A DMRI úmida é caracterizada pelo surgimento de neovasos sanguíneos, que crescem entre a mácula e os tecidos da retina, esses vasos nascem de forma irregular, e são caracterizados por serem mais frágeis e se romperem facilmente, ocasionando hemorragia, levando a morte de células importantes.

Os pacientes podem perder a visão central rapidamente.
PARA DMRI DO TIPO ÚMIDA O TRATAMENTO É A INJEÇÃO INTRA-VÍTREA
Depois de várias pesquisas bem-sucedidas os oftalmologistas especialistas em fundo do olho, descobriram que medicamentos seriam capazes de impedir o crescimento dos chamados neovasos, bloqueando a ação do FATOR DE CRESCIMENTO ENDOTELIAL – VEGF.
Os medicamentos são aplicados diretamente no olho, e sua ação é mais rápida e precisa, bloqueando o crescimento dos neovasos os sintomas da doença, começam a estacionar e regredir, e muitos pacientes conseguem melhorar a visão depois do tratamento.
CIRURGIA DE RETINA COM TECNOLOGA 3D
As doenças da retina são caracterizadas por serem muito prejudiciais a visão, reduzindo muito a qualidade de vida do paciente, além de alta complexidade no tratamento.
O fundo do olho é uma região altamente vascularizada, com células especializadas em captar a luz e muito sensíveis.
O tratamento cirúrgico sempre se mostrou desafiador para os médicos especialistas em cirurgia e vítreo.
Mas a tecnologia veio para auxiliar as cirurgias de retina e vítreo, o NGNUYTE é a última novidade na oftalmologia e permite que o médico veja a cirurgia em tempo real em alta resolução com imagem 3D, numa tela de 55 polegadas que projeta o vídeo com resolução de 4k!
A tecnologia transformou a forma de realizar as cirurgias de fundo de olho, permitindo ao cirurgião ver com precisão cores, detalhes e profundidade dos tecidos.
O Dr. LuisArana explica que o uso da tecnologia 3D ajuda a diminuir o tempo do procedimento, aumentando a segurança do paciente e melhorando o resultado final, bem como um pós-operatório mais tranquilo.