• Oftalmologista em Curitiba - Especialista em Cirurgia de Retina e Catarata

Cirurgia de Retina

Tratamentos avançados

Cirurgia de Catarata

Melhor visão na melhor idade

Oftalmologista em Curitiba

Tratamentos avançados
Agende: (41) 9 9946-4262

Cirurgia de descolamento de Retina em Curitiba: o que é, tratamento e resultados

tratamento para descolamento de retina em curitiba

Descolamento de retina é uma alteração na qual ela se desprende da parede posterior do globo ocular causando o interrupção de nutrientes e ocasionando a degeneração celular.

O que é a Cirurgia de descolamento de retina em Curitiba

A retina é uma membrana interna do olho formada por células nervosas, que tem a função de converter a luminosidade do meio externo em energia elétrica. Esta energia é carregada para o cérebro pelo nervo óptico onde será processada a visão.

O descolamento de retina é uma alteração na qual ela se desprende da parede posterior do globo ocular causando a interrupção do recebimento de nutrientes e ocasionando a degeneração celular. Caso não seja tratado adequadamente, pode evoluir para a perda total da visão.

Existem três tipos de descolamento de retina:

  • Descolamento de Retina Regmatogênico– é o tipo mais frequente de descolamento de retina do olho. Ele decorre da passagem do líquido vítreo do ponto central do globo ocular para a parte inferior da retina através de uma rotura ou buraco de retina.
  • Descolamento de Retina Exsudativo-Nesse descolamento de retina, não há a existência de rotura ou buraco de retina. Acontece da mesma forma que o anterior, com a concentração de líquido sob a retina, porém este se origina de outra estrutura ou local abaixo da retina. É provocado na maioria das vezes por tumores e processos inflamatórios.
  • Descolamento de Retina Tracional-é ocasionado geralmente pela tração “puxamento” feito sobre a retina normalmente realizada pelo tecido fibrovascular no interior da cavidade vítrea. A razão mais comum nestas situações é o acometimento ocular pela diabetes, ou até doenças inflamatórias, e até mesmo a própria Retinopatia da Prematuridade.

No descolamento de retina regmatogênico, usualmente a retina não apresenta nenhum buraco ou rotura em toda a sua superfície, mas caso apareça, o líquido que está dentro do olho, vítreo liquefeito, poderá atravessar por este buraco ou rotura se reunindo sob a retina, provocando assim o DR.

O descolamento de vítreo posterior é umas das causas mais comuns das roturas ou buracos de retina que está relacionado com a idade. No entanto, esse líquido pode se descolar de maneira traumática, quando uma pessoa tem um trauma no olho, por exemplo.

Como a maioria das roturas de retina acontecem ao redor da retina, quando o descolamento dela começa, o paciente perceberá que uma mancha negra de um dos lados do olho aparecerá.

Há uma propensão de progressão do descolamento, que ficará maior até a pessoa ter um comprometimento crítico visual. Isso ocorre quando a macular, que é o centro da retina e encarregada da visão de detalhes, fica comprometida. Alguns indivíduos declaram que uma “cortina negra na visão” aparece.

Caso uma rotura ou buraco de retina seja localizada antes do DR acontecer, ela pode ser tratada previamente ao descolamento de retina e o tratamento mais usado é o laser. Ele provoca queimaduras ao redor da rotura, que subsequentemente cicatriza, impedindo que entre líquido do interior do olho para a parte inferior da retina através da rotura.

Poder ser utilizado também a crioterapia, que significa um congelamento da região. O tratamento da rotura de retina ou buraco de retina, dependerá da avaliação e indicação de um especialista em oftalmologia.

Infelizmente, em algumas situações, quando o descolamento de vítreo posterior se desenvolve (muitas vezes sem sintomas), ocasionam o início do descolamento de retina.

Por não gerar nenhum sinal, o paciente não procura um médico oftalmologista. E, por causa disso, muitas pessoas, já no primeiro exame apresentam o deslocamento de retina, necessitando de um tratamento cirúrgico.

Tratamento para descolamento de retina

descolamento de retina o que é causas e tratamento em curitibaO tratamento do descolamento de retina só pode ser feito através da cirurgia. A maior parte dos descolamentos necessitam de somente uma cirurgia, felizmente.

Na atualidade, há três tipos de cirurgia para o tratamento do descolamento de retina que são enumeradas a seguir: Retinopexia Pneumática, Introflexão Escleral e Vitrectomia Posterior. Cada tipo de descolamento vai exigir uma técnica de cirurgia diferente, e será escolhida a que se adequar mais para cada caso de acordo com seu cirurgião de retina.

Tratamento do Descolamento de retina com Retinopexia Pneumática

Alguns descolamentos de retina regmatogênico ocorrem devido a pequenos buracos ou roturas na parte superior do olho, e nessas situações podem ser utilizadas a retinopexiapneumática.

Ela é utilizada injetando dentro do olho uma certa quantidade de gás, que irá obstruir o buraco ou a rotura da retina, impossibilitando a passagem de líquido por ele, e propiciando a resolução do descolamento.

Para vedar a rotura ou buraco, a crioterapia pode ser utilizada antes da injeção de gás ou utilizado o laser após a resolução do descolamento de retina. O gás fica no interior do olho de 30 a 60 dias e é absorvido pelo próprio corpo. Mas o paciente não pode viajar para lugares altos, pois esse gás pode se expandir, fazendo com que aumente a pressão do olho.

Neste tipo de procedimento, segundo a orientação médica, a pessoa deve ficar por cerca de 2 semanas em uma determinada posição. Na hipótese de a retina não reaplicar com este tipo de método, então será necessário a realização de introflexão escleral ou vitrectomia pars plana.

Tratamento do Descolamento de retina com Introflexão Escleral

O tratamento com introflexão escleral é muito utilizado, tanto de forma isolada como associada a vitrectomia posterior.O objetivo desta cirurgia é suturar ao redor do olho um segmento composto de silicone de modo que ele fique posterior a todas as roturas que causaram o descolamento de retina. Antes de suturar o elemento introflexor, já no intraoperatório, é feito a crioterapia próxima à rotura a fim de que quando a retina se aplicar a rota, ela fique selada.

Tratamento do Descolamento de retina com Vitrectomia Posterior

Também chamada de Vitrectomia Pars Plana, esta técnica avançou bastante, e é muito usada para tratamento de certos tipos de descolamento de retina.Esta técnica consiste em pequenas incisões na parede anterior do olho para introduzir instrumentos dentro dele.

Primeiramente, remove-se o vítreo com um instrumento de dentro do olho, que corta esse fluído gelatinoso e o aspira ao mesmo tempo. O tipo e a causa do descolamento vão definir se outros instrumentos (como tesoura, pinça, laser etc.) serão usados. Eles também definirão se outros procedimentos serão realizados (como excisão de tração, troca fluido-gasosa, injeção de óleo de silicone dentro do olho etc.)

Tudo será feito conforme o critério do cirurgião com a finalidade de facilitar e potencializar a reaplicação da retina. É importante que a posição da cabeça fique conforme a solicitação do médico para ajudar na aplicação dela neste tipo de cirurgia.

Resultado cirúrgico da cirurgia de descolamento da retina

A probabilidade da reaplicação da retina pode variar dependendo de vários fatores, como idade do paciente, o tipo e tempo de descolamento, a posição e o número de roturas, se há alta miopia etc. Se a retina não for aplicada no primeiro procedimento, o médico pode repetir ou revisar a mesma técnica, usar outra ou fazer uma associação delas.

Eventualmente, a introflexão escleral é feita com a VitrectomiaPars Plana, caso a retina não seja aplicada com o primeiro procedimento escolhido ou se a retina re-descolaapós ter sido reaplicada com êxito. O desenvolvimento de tecido cicatricial na superfície da retina e as forças tracionais de dentro do vítreo podem levar ao redescolamento.

Dessa maneira, não existe somente uma cirurgia ou um único método para reparar o descolamento da retina. Todas as técnicas disponíveis podem ser usadas de diferentes formas e sequências que vai depender de cada situação.

Tratamentos de Retina em Curitiba

Dr. Luis Arana é médico, especialista em tratamento de doenças de retina em Curitiba. Para maiores informações, entre em contato.

Pesquisar