A DIABETES, considerada um caso grave de saúde pública, tem aumentado de forma significativa nos últimos dez anos. Segundo dados do Ministério da Saúde, o número de indivíduos acometidos por essa condição cresceu cerca de 65%.
Todavia, o que muitas pessoas desconhecem é que a DIABETES pode afetar diretamente a visão dos pacientes, devido ao desenvolvimento da RETINOPATIA DIABÉTICA. Esta é a maior causa de cegueira em pessoas jovens conforme relata a Organização Mundial da Saúde – OMS.
A retinopatia diabética é consequência de não se ter conseguido um controle adequado da DIABETES, que compromete diretamente a região do fundo do olho, responsável por capturar a luz e transmitir sinais elétricos para serem interpretados pelo cérebro e que, uma vez acometida, não se regenera, ocasionando em perda visual permanente.
Nessa condição, ocorrem o rompimento dos vasos sanguíneos locais, provocando hemorragias, e consequentemente a formação de NEOVASOS, ideais para aumentar a intensidade das hemorragias, parte deles mais frágeis e sensíveis a qualquer tipo de estímulo.