O que é o tratamento de INJEÇÃO INTRA VÍTREA e sua importância para a DMRI – Degeneração macular relacionada a idade
julho 20, 2018
ANGIOFLUORESCEÍNOGRAFIA em curitiba
Dr. Luis Arana ministra aula sobre ANGIOFLUORESCEÍNOGRAFIA
agosto 14, 2018

Descolamento de retina: causas, sintomas e tratamento

descolamento de retina em Curitiba

O descolamento de retina ocorre quando a mesma se separa da parede do fundo do olho, ocasionando diminuição ou perda da visão.

A retina é uma fina membrana de tecido nervoso responsável pela captação da luz que entra no olho e pelo envio das informações sobre o que o olho vê para o cérebro. Ela reveste a parte interna do olho e pode se desprender parcial ou totalmente quando ocorre o descolamento.

O descolamento da retina pode acontecer de diferentes formas. Em alguns casos, o descolamento se inicia no momento em que o gel vítreo, que fica na parte interna do olho, separa-se da retina, o que pode ocorrer de modo natural por conta do envelhecimento, assim como por conta de traumas ou de predisposição genética. É possível também ocorrer de a retina se rasgar causando descolamento. Com o rasgo, o fluído interno do olho vai por detrás da retina forçando a mesma e provocando o seu descolamento das demais estruturas intraoculares.

Quais os sintomas do descolamento da retina?

Quando ocorre o descolamento de retina o paciente não sente dor. Os sintomas mais comuns são a diminuição repentina da acuidade visual do paciente, efeito de sombra ou cortina em parte ou em todo o campo visual, surgimento de manchas escuras, bolhas ou pontos escuros na visão. Pode ocorrer também a hemorragia vítrea, isto é, quando há sangramento na área interna do olho.

Quais as causas do descolamento da retina?

Para cada tipo de descolamento há causas específicas. Nos casos em que há rasgos ou furos na retina, o mesmo pode ser decorrente de traumatismo craniano (devido à uma pancada forte na cabeça) ou traumatismo ocular (em decorrência de uma pancada forte no olho), assim como algumas doenças que podem causar fissuras ou buracos na retina.

Nos casos em que o descolamento é causado por tração, quando a retina é puxada das camadas abaixo dela, uma das causas mais comuns é a retinopatia diabética proliferativa, condição que provoca o crescimento do tecido cicatricial, que pode atuar sobre a retina.

O descolamento pode ser causado ainda por uma inflamação fazendo com que o vítreo se acumule sob a retina, tecidos do olho e vasos sanguíneos levando a separação das camadas da retina e o consequente descolamento.

Ajuda médica especializada para casos de descolamento de retina em Curitiba

A ocorrência do descolamento de retina é considerada de emergência, já que o paciente pode perder a visão de maneira definitiva caso não seja realizado o tratamento adequado. Por conta disso, é necessário procurar atendimento de um oftalmologista caso se note qualquer um dos sintomas apresentados.Tal lesão pode ser tratada com procedimento cirúrgico em Curitiba na clínica do Dr. Luís Arana.

O tratamento rápido tem por objetivo evitar a evolução do quadro quando, por exemplo, o descolamento se difunde para o centro da retina (mácula) causando danos no campo central da visão.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cirurgia de Retina e Catarata em Curitiba
Cirurgia de Retina e Catarata olho