Os casos de DIABETES vem crescendo em todo o MUNDO, sendo considerado um caso grave de saúde pública, no BRASIL não é diferente!
Segundo dados do ministério da saúde o número de pessoas com DIABETES cresceu cerca de 65% nos últimos 10 anos!
O que muitas pessoas não sabem é que a DIABETES também pode afetar o olho, com a chamada RETINOPATIA DIABÉTICA, que é segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) a maior causa de cegueira em pessoas jovens.
A retinopatia diabética é resultado da falta de controle da DIABETES e atinge o fundo do olho, uma região fundamental, pois é responsável diretamente pela nossa capacidade visual.
Na retina estão presentes células especializadas em captar a luz e transformar em sinais elétricos, que serão interpretados pelo cérebro, formando assim a visão. No entanto essas células além de serem sensíveis também não se regeneram uma vez afetadas, a perda visual será permanente.
A retinopatia diabética afeta os vasos sanguíneos do fundo do olho provocando hemorragias. Na sua condição mais grave acontece a formação de NEOVASOS, que são mais fracos e sensíveis, se rompem facilmente e aumentam a frequência das hemorragias.
O diagnóstico é feito com exames de imagem de fundo de olho, que irão avaliar com uma boa precisão a extensão da doença.
O tratamento pode ser feito com laser, que irá cauterizar os vasos sanguíneos e interromper as hemorragias, mas o controle da diabetes é fundamental para que a doença não volte a aparecer.
Tratamento da Retinopatia Diabética em Curitiba
Para maiores informações, entre em contato com Dr. Luis Arana.