cirurgia de catarata em curitiba
Cirurgia de Catarata em Curitiba: Mitos e verdades sobre a cirurgia
julho 7, 2020

Tratamento do Descolamento de Retina em Curitiba

descolamento de retina

O globo ocular é formado principalmente por humor vítreo, uma substância gelatinosa, localizada atrás da retina, que é  responsável por captar as informações do meio externo e transmitir para o nervo óptico, sendo levadas até o cérebro, gerando as imagens que vemos.

Com o avanço da idade, é possível que a composição química do humor vítreo seja alterada, se tornando mais líquida.  Nesse processo acontece o descolamento de retina, que é caracterizado pela separação da retina da parede posterior do olho. Esse processo de morte celular pode levar a perda visual irreversível.

Existem três variações para o descolamento de retina: descolamento de retina regmatogênico, descolamento de retina exsudativo e descolamento de retina tradicional.

  • No caso do descolamento de retina exsudativo o líquido se acumula sob a retina, tendo como as principais causas os tumores e processos inflamatórios.
  • descolamento regmatogênico se caracteriza pela separação da camada neurossensorial e o epitélio pigmentado da retina.
  • Já o descolamento de retina tradicional, acontece quando ocorre uma tração na retina, que pode ser causado pela diabetes.

Para o diagnóstico correto são necessários alguns exames, para identificar qual a causa e situação da retina, para então indicar o melhor tratamento.

Opções de tratamento para o descolamento de retina

Existem diferentes opções de tratamento para o descolamento de retina. O tipo de tratamento irá depender do tipo e situação do descolamento.

A criopexia é um procedimento em que o cirurgião irá aplicar uma sonda de congelamento na área externa do olho. A área determinada será paralisada, resultando em uma cicatriz que irá proteger a retina.  Para esse procedimento pode ser necessário de duas a três semanas de repouso, para proporcionar melhores resultados.

Já no caso do procedimento retinopexia pneumática o médico injeta uma bolha de ar ou gás fazendo com o descolamento impeça a passagem de líquido.

Outro procedimento para tratamento do descolamento é a retinopexia com introflexão escleral, em que será colocada uma bolsa de silicone ao redor dos olhos para que a esclera, seja pressionada em direção à retina. Em casos em que o paciente possui vários rasgos ou uma extensa lesão, será colocado uma fivela escleral, podendo ficar para o resto da vida nesse local.

Na cirurgia a laser (fotocoagulação), outra opção de tratamento, é utilizado um feixe de laser para a ruptura da retina, realizando queimaduras em torno do descolamento, que irão criar cicatrizes, atuando como uma espécie de solda na retina.

Tratamento para descolamento de retina em Curitiba

Para maiores informações, entre em contato com Dr. Luis Arana, especialista em Retina em Curitiba.

(41) 9 9946-4262

(41) 9 9914-5710

contato@luisarana.com.br

Dr. Luís Augusto Arana
CRM 22.044 – PR

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cirurgia de Retina e Catarata em Curitiba
Cirurgia de Retina e Catarata olho