A expressão catarata é utilizada para denominar qualquer opacidade e perda de transparência do cristalino o que acaba impedindo a entrada de luz nos olhos, levando a uma diminuição da visão.
O Dr. Luis Arana esclarece que a catarata pode ser congênita ou adquirida com a idade, podendo acometer apenas um ou ambos os olhos, isso vai depender da sua causa. A catarata relacionada à idade, doença sistêmica ou ao uso de corticosteroides sistêmicos, normalmente é bilateral e assimétrica, pode estar mais avançada em um dos olhos. Poderá ser unilateral se for secundária a doença ocular, ou ao trauma do olho acometido.
Tipos de catarata
A catarata possui três tipos, o Dr. Luis Arana explica cada uma delas:
- Catarata senil: a catarata senil está relacionada com o desgaste natural do cristalino com o passar do tempo, atingindo normalmente pessoas com 65 anos ou mais.
- Catarata Congênita: Caracterizada pela má formação do globo ocular durante a gestação, fazendo com que a criança já nasça com essa condição.
- Catarata traumática: Ocorre em casos de acidente de carro, quedas ou algum tipo de lesão que afete o olho, ocasionando um trauma, afetando o cristalino e nervos ao redor.
A catarata tem cura?
Sim, a opacidade do cristalino que caracteriza a catarata pode ser removida com cirurgia.
Especialista em cirurgia de catarata com laser femtosegundo em Curitiba, o Dr. Luis Arana conta um pouco de como é a cirurgia de catarata, no momento da cirurgia a lente natural do olho será fragmentada e aspirada e uma nova lente intraocular é inserida de acordo com a necessidade do paciente.
O pós operatório de catarata
O pós operatório da cirurgia pode variar para cada paciente, é importante seguir as orientações dadas pelo seu médico cirurgião para que se tenha uma rápida recuperação.
Como fica a visão logo após a cirurgia de catarata?
Normalmente a visão nos primeiros dias pós cirurgia fica um pouco embaçada, nos casos em que não há nenhuma ou pouco inflamação, a visão se recupera em poucos dias após a cirurgia.
Em quanto tempo a visão volta ao normal pós cirurgia de catarata?
A melhora depende do grau de inflamação pós procedimento cirúrgico. A inflamação se manifesta deferente de acordo com o estado em que se encontra a catarata antes da cirurgia e varia também com a estrutura ocular de cada paciente. Certas doenças como diabetes podem alterar o tempo de recuperação a cirurgia.
A catarata pode voltar após a cirurgia?
Não existe o risco de que a catarata volte, já que a lente natural do olho é fragmentada e uma nova lente intraocular é colocada.
Um complicador que pode ocorrer é o processo de fibrose da membrana que suporta a lente, em alguns casos a membrana se torna opaca o que traz prejuízos a visão. Esse problema pode ser resolvido com procedimento de capsulotomia por Yag laser, um procedimento indolor e restabelece a visão de forma significativa.
Tratamento de catarata Curitiba
O Dr. Luis Arana especialista em cirurgia de catarata em Curitiba esclarece que o único tratamento definitivo da catarata é a cirurgia, Dr. Luís realiza o procedimento com laser o que aumenta a segurança do procedimento, reduz o risco de infecção, possibilita o melhor posicionamento da lente intraocular e cada olho é tratado de forma personalizada, no caso em que ambos os olhos são afetados pela catarata.