descolamento de retina em Curitiba
Descolamento de retina: Saiba o que é e onde realizar o tratamento em Curitiba
dezembro 23, 2019
tratamento para hemorragia vitrea em curitiba
Tratamento para hemorragia vítrea em Curitiba
fevereiro 5, 2020

Retinopatia diabética: Saiba mais sobre a condição e onde realizar o tratamento em Curitiba

Retinopatia diabética Entenda tudo sobre a doença e onde realizar o tratamento em Curitiba

A retinopatia diabética é uma condição que atinge cerca de 75% dos portadores de diabetes, sendo uma condição ocular que atinge os vasos sanguíneos da retina, uma camada do olho responsável por converter os fluxos luminosos recebidos pelo em impulsos elétricos, que são interpretados pelo cérebro para formar as imagens.

O que acontece na retinopatia diabética é que, devido a falta de controle com o açúcar no sangue, é gerado uma pressão sobre a retina, fazendo com que haja um acúmulo de fluído dos vasos sanguíneos e o consequente inchaço dos mesmos.

Em seu início, a doença não costuma manifestar sintomas, por isso a importância de consultas regulares ao retinólogo, no entanto, com a evolução da Retinopatia Diabética, o inchaço dos vasos sanguíneos pode fazer com que haja o vazamento do fluído, podendo gerar a distorção na vista, o embaçamento da visão e, em casos mais extremos, a cegueira.

Para o tratamento da retinopatia diabética, é importante que, primeiramente, haja o controle do açúcar no sangue, sendo possível através de uma alimentação saudável e a prática de exercícios físicos.

Além disso, o tratamento cirúrgico pode ser realizado por meio da fotocoagulação, procedimento a laser com o intuito de cauterizar os vasos sanguíneos, ou com a vitrectomia, procedimento que troca o vítreo, solução gelatinosa do globo ocular, por uma mistura aquosa, diminuindo assim a pressão na retina.

O tratamento para a retinopatia em Curitiba pode ser realizada com o Dr. Luis Arana, médico oftalmologista com formação pela Faculdade Evangélica do Paraná, com especialização em retina pelo Hospital de Olhos do Paraná e pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, além de mestrado e doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cirurgia de Retina e Catarata em Curitiba
Cirurgia de Retina e Catarata olho