• Oftalmologista em Curitiba - Especialista em Cirurgia de Retina e Catarata

Cirurgia de Retina

Tratamentos avançados

Cirurgia de Catarata

Melhor visão na melhor idade

Oftalmologista em Curitiba

Tratamentos avançados
Agende: (41) 9 9946-4262

Dr. Luis Arana explica o que é a Catarata e formas de tratamento

Dr Luis Arana explica o que é a Catarata e formas de tratamento

Dr. Luis Arana explica o que é a Catarata e formas de tratamento

A catarata é uma condição ocular que, geralmente, acomete após os 60 anos de idade, no caso do tipo senil, se caracterizando pela perda progressiva da transparência do cristalino, ficando opaca.

Ocasionando a perda progressiva da visão, a condição é uma das principais causas de cegueira reversível entre pessoas acima de 50 anos, acometendo mais de 2 milhões de pessoas por ano no Brasil.

A condição ocorre devido ao desgastes das fibras presentes no cristalino, que perdem a sua elasticidade com o tempo, fazendo com que a focalização de objetos próximos fique embaçada, no caso da Presbiopia.

Em alguns casos, o que ocorre é que o desgaste no cristalino se acentua, fazendo com que ela fique opaca e perda a sua transparência com o tempo, ocasionando a catarata.

 

TIPOS DE CATARATA

A catarata possui três tipos, sendo elas:

– Catarata senil: Tipo mais comum da condição, a catarata senil é ocasionada com o desgaste natural do cristalino com o passar do tempo, geralmente atingindo as pessoas com mais de 65 anos.

– Catarata congênita: A catarata pode ocorrer também devido a uma má formação do globo ocular durante a gestação, fazendo com que a criança já nasça com a condição. Este tipo de catarata pode ser detectado no teste do olhinho, sendo importante o tratamento agilizado assim que diagnosticar a doença.

– Catarata traumática: No caso de acidentes de carro, quedas ou outro tipo de lesão que afete o olho, é possível que seja ocasionada a catarata traumática, afetando o cristalino e nervos ao redor.

tratamento da catarata
tratamento da catarata

 

FORMAS DE TRATAMENTO PARA A CATARATA

O único tratamento definitivo da catarata é por meio da operação cirúrgica, no qual há a retirada do cristalino que possui a condição para o implante de uma lente intraocular em seu lugar.

A cirurgia, chamada de facectomia, é um minimamente invasivo e rápido, sendo possível notar os primeiros resultados pouco tempo após o procedimento, que costuma durar menos de 30 minutos.

O procedimento possui um tempo total de recuperação de um mês, no qual se deve evitar alguns hábitos, como exercícios físicos intensos e dormir sobre o olho operado.

 

ONDE TRATAR A CATARATA EM CURITIBA?

O tratamento para as condições relacionadas à retina pode ser realizado em Curitiba com o Dr. Luis Arana, médico formado pela Faculdade Evangélica do Paraná, com especialização em retina pelo Hospital de Olhos do Paraná e pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, além de mestrado e doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal do Paraná.

Deixe uma resposta

Your email address will not be published.

You may use these <abbr title="HyperText Markup Language">HTML</abbr> tags and attributes: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>

*

Pesquisar
Agende sua consulta