Dr. Luis Arana explica o que é a Catarata e formas de tratamento
A catarata é uma condição ocular que, geralmente, acomete após os 60 anos de idade, no caso do tipo senil, se caracterizando pela perda progressiva da transparência do cristalino, ficando opaca.
Ocasionando a perda progressiva da visão, a condição é uma das principais causas de cegueira reversível entre pessoas acima de 50 anos, acometendo mais de 2 milhões de pessoas por ano no Brasil.
A condição ocorre devido ao desgastes das fibras presentes no cristalino, que perdem a sua elasticidade com o tempo, fazendo com que a focalização de objetos próximos fique embaçada, no caso da Presbiopia.
Em alguns casos, o que ocorre é que o desgaste no cristalino se acentua, fazendo com que ela fique opaca e perda a sua transparência com o tempo, ocasionando a catarata.
TIPOS DE CATARATA
A catarata possui três tipos, sendo elas:
– Catarata senil: Tipo mais comum da condição, a catarata senil é ocasionada com o desgaste natural do cristalino com o passar do tempo, geralmente atingindo as pessoas com mais de 65 anos.
– Catarata congênita: A catarata pode ocorrer também devido a uma má formação do globo ocular durante a gestação, fazendo com que a criança já nasça com a condição. Este tipo de catarata pode ser detectado no teste do olhinho, sendo importante o tratamento agilizado assim que diagnosticar a doença.
– Catarata traumática: No caso de acidentes de carro, quedas ou outro tipo de lesão que afete o olho, é possível que seja ocasionada a catarata traumática, afetando o cristalino e nervos ao redor.
FORMAS DE TRATAMENTO PARA A CATARATA
O único tratamento definitivo da catarata é por meio da operação cirúrgica, no qual há a retirada do cristalino que possui a condição para o implante de uma lente intraocular em seu lugar.
A cirurgia, chamada de facectomia, é um minimamente invasivo e rápido, sendo possível notar os primeiros resultados pouco tempo após o procedimento, que costuma durar menos de 30 minutos.
O procedimento possui um tempo total de recuperação de um mês, no qual se deve evitar alguns hábitos, como exercícios físicos intensos e dormir sobre o olho operado.
ONDE TRATAR A CATARATA EM CURITIBA?
O tratamento para as condições relacionadas à retina pode ser realizado em Curitiba com o Dr. Luis Arana, médico formado pela Faculdade Evangélica do Paraná, com especialização em retina pelo Hospital de Olhos do Paraná e pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, além de mestrado e doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal do Paraná.