Moscas volantes: O que são, causas e tratamento em Curitiba
Moscas Volantes: O que são, causas e tratamentos em Curitiba
agosto 23, 2019

Doenças de Retina: Conheça as principais e onde realizar seu tratamento em Curitiba

Doenças de Retina Conheça as principais e onde realizar seu tratamento em Curitiba

Doenças de Retina: Conheça as principais e onde realizar seu tratamento em Curitiba

A retina é uma região nobre do olho, funcionando como uma espécie de tela do olho, transformando a luz em impulsos luminosos, que são enviados para o cérebro e formam a imagem gerada pela visão.

Por isso, qualquer condição ocular relacionada a retina é extremamente grave, sendo necessário ser tratado assim que diagnosticado, evitando assim uma grande perda da visão.

As doenças mais comuns relacionadas à retina são:

 

Degeneração macular relacionada à idade

A Degeneração macular relacionada à idade (DMRI) é uma condição no qual a mácula, região central da retina, sofre um desgaste com o tempo e, geralmente, se manifestando a partir dos 50 anos de idade.

A DMRI tem duas fases, sendo elas:

Seca: Cerca de 90% das pessoas com DMRI possuem a fase seca, no qual há a perda de células nervosas da mácula, que não causam nenhum sintoma a princípio, mas que podem evoluir para a fase úmida se a condição não for diagnosticada a tempo.

Úmida: Na fase úmida, a DMRI causa a formação de vasos sanguíneos anormais debaixo da retina, causando vazão de líquido, visão distorcida ou borrada e a perda da visão central.

 

Descolamento da retina

Geralmente acometendo a partir dos 40 anos de idade, o descolamento de retina é uma condição no qual a retina se solta do globo ocular, geralmente ocasionado pelo envelhecimento ocular somado a outros fatores, como sedentarismo e traumas oculares.

O descolamento é uma urgência e, como tal, é importante ir ao oftalmologista assim que surgirem os sintomas, que são:

– Moscas volantes;

– Visão embaçada;

– Presença de sombra na visão;

– Flashes de luz.

 

Membrana epirretiniana macular

A membrana epirretiniana macular é um tecido fibroso que se forma no fundo do olho, mais precisamente na mácula, sendo causado por causa de inflamações oculares ou de um descolamento de vítreo.

Inicialmente, a condição se manifesta através de uma leve distorção nas imagens, como a ondulação na visualização de linhas e a distorção em textos, podendo também apresentar um embaçamento no centro do campo de visão.

Em boa parte dos casos, os sintomas da membrana epirretiniana tendem a se estabilizar, porém, em caso de distorções e perda progressiva na visão, pode ser necessária uma cirurgia de vitrectomia para tratar a condição.

Moscas volantes: O que são, causas e tratamento em Curitiba

Moscas Volantes

Moscas volantes

As moscas volantes são pontos, linhas e manchas que se formam na visão, sendo bem perceptíveis ao olhar para uma parede branca ou uma área lisa como, por exemplo, o céu sem nuvens.

Geralmente, as moscas volantes são originadas devido a alterações ocorridas no humor vítreo, mas também podem ser um sintoma de outras condições, como miopia, traumatismo ocular e inflamação.

As moscas volantes, por si só, não precisam de um tratamento específico, com exceção de casos nos quais os pontos e manchas dificultem a visão ou venham acompanhadas de flashes de luz.

 

Retinopatia diabética

Condição ocular mais comum entre quem possui diabetes, a retinopatia diabética ocorre devido a alterações nos vasos sanguíneos da retina, podendo inchar, escapar fluídos ou fechar completamente.

A doença possui duas fases, sendo elas:

Não Proliferativa: Etapa inicial da doença, quando há lesões nos vasos sanguíneos, podendo escapar sangue dentro dos olhos e apresentar edema macular.

Proliferativa: Fase mais grave, da retinopatia diabética, nesta fase os vasos sanguíneos podem se fechar totalmente, evitando a passagem de sangue e nutrientes para a retina e fazer com que ela se desprenda do globo ocular.

 

Tratamento para doenças de Retina em Curitiba

O tratamento para as condições relacionadas à retina pode ser realizado em Curitiba com o Dr. Luis Arana, médico formado pela Faculdade Evangélica do Paraná, com especialização em retina pelo Hospital de Olhos do Paraná e pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, além de mestrado e doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal do Paraná.

Marque um horário nos telefones (41) 9 9946-4262 e (41) 9 9914-5710,ou visite-nos no endereço abaixo:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cirurgia de Retina e Catarata em Curitiba
Cirurgia de Retina e Catarata olho