Localizada junto ao fundo do olho, a retina é uma camada transparente que tem a função de reter as imagens recebidas e enviá-las para o cérebro. Por sua importância, qualquer lesão nela pode ocasionar um dano grave à visão, como no caso do Deslocamento de Retina.
Nessa condição, há uma separação entre a retina e o fundo do olho, geralmente ocasionado por alguma lesão no globo ou pelo envelhecimento natural, sendo que o seu tratamento precisa ser realizado o mais rápido possível para evitar uma possível cegueira.
Sintomas do descolamento de retina
Os sintomas do descolamento de retina costumam acontecer logo que o gel vítreo contrai e separa a retina, sendo os seus primeiros indícios:
– Visão embaçada;
– Manchas escuras no olhar;
– Moscas volantes;
– Flashes de luz ao piscar;
– Perda gradual da visão, podendo evoluir para uma cegueira.
Tratamento do descolamento de retina em Curitiba
Após o mapeamento da retina e do seu diagnóstico, há dois tratamentos que podem ser realizados, dependendo principalmente se a retina já desgrudou ou se ainda está no processo.
Caso esteja prestes a se deslocar, existe a possibilidade de realizar uma técnica a laser, que provocará uma miniqueimadura na região e fará uma cicatrização onde houve o rasgo, fechando o local e evitando que a retina se solte novamente.
No caso do deslocamento já ter sido feito, será necessário então realizar uma cirurgia, no qual haverá a união da retina com o fundo do olho novamente, provocando a volta da produção de nutrientes na região e evitando uma nova separação.