• Oftalmologista em Curitiba - Especialista em Cirurgia de Retina e Catarata

Cirurgia de Retina

Tratamentos avançados

Cirurgia de Catarata

Melhor visão na melhor idade

Oftalmologista em Curitiba

Tratamentos avançados
Agende: (41) 9 9946-4262

Descolamento de retina: Conheça o tratamento em Curitiba

riscos do descolamento de retina em curitiba

A retina é uma parte importante dos olhos, é nela que são formadas as imagens que são enviadas ao cérebro. Qualquer alteração na retina pode ocasionar sérios problemas na visão. É o caso do descolamento de retina, que se não for tratado com rapidez, pode até levar a cegueira.

O Dr. Luis Arana é médico oftalmologista especialista em cirurgias de retina e em Curitiba, separou nesse texto informações esclarecedoras com relação a esse tema.

Causas do deslocamento de retina

São quatro as principais causas que podem fazer com que a retina se solte do globo ocular.

  1. Histórico do paciente ou familiar, isto é, se já teve algum caso de problemas oculares, como o descolamento de retina é importante ficar alerta e avisar ao seu médico oftalmologista do histórico.
  2. Casos de tração na área, que podem puxar a retina para longe do seu local original. Isso pode acontecer em casos de Retinopatia diabética, com a proliferação de tecidos e também em casos de traumas, como batidas, tombos etc.
  3. Rasgos e furos na retina, que acontecem em casas de falta de gel vítreo no olho, fazendo com que qualquer líquido no local passe por trás da retina e com isso a desloque.
  4. Se a falta de vítreo pode levar ao descolamento o seu excesso também pode, é o que acontece quando se tem alguma inflamação ou doença na retina, fazendo com que as camadas da retina se separem.

Sintomas do descolamento de retina

O descolamento da retina tem efeito rápido na visão, por isso é importante realizar consultas de forma periódica um médico oftalmologista especialista em retina, assim que os primeiros sintomas forem percebidos.

Principais sintomas do descolamento são:

  • Percepção de manchas na visão também conhecidas como moscas volantes, são manchas escuras que aparecem no campo visual;
  • Flashes ou luzes como faísca nos olhos, devido a posição da retina essas luzes podem aparecer e é um forte indicativo de descolamento da retina;
  • Efeito de sombra no olho, como uma cortina parcialmente fechada;
  • Perda súbita total da visão, é uma condição que assusta o paciente, pois a perda da visão é imediata, porque a retina está totalmente deslocada e fora do lugar.

Riscos do descolamento de retina

O Dr. Luis Arana destaca que “o descolamento de retina é um caso de urgência médica”, pois o maior risco relacionado ao caso é a perca total da visão, em casos em que não seja tratado de forma adequada ou a tempo. Isso porque a nutrição necessária da retina pode morrer, levando com isso a cegueira.

Tratamento para descolamento de retina

Durante o diagnóstico no consultório, o oftalmologista pode identificar afundamentos no vítreo em uma situação antes do descolamento de retina e, nesse caso, tratamentos preventivos são feitos.

Caso o diagnóstico seja de descolamento de retina, devem ser realizados tratamentos preventivos ou corretivos, entenda cada um deles:

  • Tratamento preventivo:

Quando detectado precocemente, o descolamento de retina pode ser evitado com tratamentos preventivos feitos com laser para garantir que o vítreo se mantenha no lugar.

  • Tratamento corretivo:

É possível a realização de tratamentos corretivos para o descolamento de retina. Dentre os tratamentos estão à cirurgia a laser ou fotocoagulação, no qual o médico posiciona um feixe de raio laser na região de ruptura da retina, criando uma cicatriz que funcionará para o fechamento dessas fendas.

Outro tratamento bastante comum é o de vitrectomia, na qual todo o vítreo é removido e substituído por uma substância que pode ser ar, gases específicos, líquidos em geral ou óleos. À exceção de quando são injetados óleos, a substância tende a ser absorvida e substituída por fluido corporal. No caso do óleo, ele deve ser removido alguns meses após o procedimento.

Segundo o Dr. Luis Arana, mesmo com o tratamento correto podem ocorrer sequelas permanentes para a visão após o descolamento de retina.

Dessa forma, o descolamento de retina é um problema ocular grave que precisa ser diagnosticado e tratado o quanto antes para garantir a boa saúde da visão.

Tratamento descolamento de retina em Curitiba

O Dr. Luis Arana é médico oftalmologista especialista em cirurgias de retina e em Curitiba e realiza seus atendimentos nas cidades como Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Guarapuava e toda a região metropolitana de Curitiba.

Agendamentos: (41) 99946-4262

WhatsApp: (41) 99914-5710

Pesquisar