Nos próximos anos acontecerão muitas mudanças no perfil da população brasileira, em 2030 o número de idosos irá superar o número de crianças e em 2050 o número de pessoas com mais de 60 anos será 20% da população.
Uma característica comum da melhor idade é o surgimento de doenças relacionadas ao processo de envelhecimento, algumas das quais em nossa visão, como a catarata.
No entanto, algumas doenças são mais graves e precisam ser observadas com atenção, pois podem causar sérios danos a nossa visão, como a DMRI – DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA A IDADE.
Essa doença atinge pessoas com mais de 60 anos de idade, e dependendo da faixa etária sua prevalência pode chegar até 45% das pessoas, ou seja, quanto mais idade, maiores as chances de desenvolver a DMRI.
O QUE É A DMRI (Degeneração Macula Relacionada a Idade)?
A mácula é uma pequena região localizada no fundo olho, essa estrutura é fundamental para nossa visão, pois é responsável pela visão central, percepção da nitidez, cores e contraste.
Muitas pessoas não sabem, mas nossa visão periférica não é tão boa. É justamente a mácula que otimiza nossa qualidade visual e nos permite enxergar em detalhes quando focamos num objeto.
A DMRI é caracterizada pelo acúmulo de material orgânico chamado de drusas na região da mácula, causando um processo de degeneração nas células, prejudicando a visão central.
No entanto ocorrem dois tipos de DMRI: a seca e a úmida (Exsudativa). A DMRI do tipo SECA atinge 90% dos pacientes e é caracterizada pela presença das Drusas na região da mácula, causando a perda progressiva da visão, mas de forma lenta. Já a DMRI Exsudativa (úmida) além das drusas possui o crescimento desordenado de vasos sanguíneos na mácula, esses vasos são mais finos e fracos, rompendo-se facilmente, ocasionando hemorragias e perda rápida da visão central.
O QUE CAUSA A DMRI – Degeneração Macular Relacionada a Idade?
A principal causa é o próprio envelhecimento que cria condições para a doença surgir, estudos indicam que existe alguma correlação em hábitos como fumar, beber, sedentarismo, obesidade e hipertensão, pessoas com essas características teriam mais riscos de sofrer de DMRI.
A prevenção logicamente é uma vida saudável com prática regular de exercícios físicos e uma boa alimentação, esse comportamento não só ajuda a prevenir a DMRI como outras doenças também.
COMO É O TRATAMENTO DA DMRI?
A DMRI do tipo SECA ainda não tem um tratamento capaz de melhorar a visão do paciente, geralmente é feito um acompanhamento e tentativas de evitar o seu progresso rápido.
Já a DMRI do tipo úmida tem tratamento, é a aplicação de medicamentos ANTI-VEGF diretamente no fundo olho, esses medicamentos têm a capacidade impedir o processo de criação de novos vasos sanguíneos cessando o progresso da visão, mais do que isso em muitos casos a visão do paciente melhora depois do tratamento, que deve ser feito em várias sessões.