• Oftalmologista em Curitiba - Especialista em Cirurgia de Retina e Catarata

Cirurgia de Retina

Tratamentos avançados

Cirurgia de Catarata

Melhor visão na melhor idade

Oftalmologista em Curitiba

Tratamentos avançados
Agende: (41) 9 9946-4262

Conheça algumas doenças silenciosas da retina que podem causar perda permanente da visão

doenças da retina que podem causar cegueira permanente

Aproximadamente 85% da nossa percepção do ambiente ocorre por meio dos nossos olhos.

O fundo do olho é a parte mais importante para a nossa capacidade de enxergar, conhecida como retina, essa região é composta por tecido nervoso que capta a luminosidade e transforma em impulso elétrico que ao serem enviados para o cérebro, formam a visão.

A idade é um fator decisivo no aparecimento de doenças oculares e doenças crônicas como diabetes e hipertensão.

A maioria das doenças oculares são silenciosas, não apresentam sintomas na sua fase inicial. Com isso o paciente demora a perceber que tem algo afetando seus olhos, e geralmente quando percebe, a doença já pode estar em um estágio avançado, portanto, com poucas opções de tratamento.

O Dr. Luis Arana é oftalmologista especialista em doenças da retina em Curitiba e faz o alerta – Como as doenças que afetam a retina são mais severas, a tendência é que a visão sofra danos permanentes, o que prejudica a qualidade de vida dos pacientes.

Com o aumento da expectativa de vida, as doenças da retina tem ocorrido com mais incidência na população. Por isso o diagnóstico deve ser o mais rápido possível.

Uma pessoa que perde a visão ainda jovem tem maiores recursos emocionais e motores para adaptação a perda da visão, já uma pessoa mais idosa o processo de adaptação é mais lento e difícil.

Conheça as 3 doenças a retina, que podem afetar a visão de forma permanente:

Retinopatia hipertensiva

Pacientes hipertensos podem desenvolver alterações nos vasos que irrigam a retina, prejudicando a visão de forma irreversível. Outras partes da retina também podem ser prejudicadas, o que faz com que o dano da doença sejam consideráveis. É fundamental o diagnóstico precoce da doença, pacientes que tem hipertensão precisam consultar com regularidade o seu oftalmologista para fazer o monitoramento do fundo do olho.

Degeneração macular relacionada à idade (DMRI)

A DMRI atingi o fundo do olho, uma região chamada mácula que é responsável pela visão central, pela nitidez e pelas cores das imagens. Quando acontece a degeneração macular relacionada à idade ocorre um processo de degeneração progressiva, o que com o tempo pode levar a perda da visão central.

Fatores de risco da DMRI:

  1. Idade – as pessoas idosas são mais suscetíveis;
  2. Genética – histórico familiar;
  3. Tabagismo – pode até triplicar as chances de DRMI
  4. Obesidade – aumenta o avanço da doença;
  5. Pressão arterial alta –aumenta o risco de desenvolver a doença.

Os fatores de risco, por serem conhecidos, podem ser administrados ajudando na redução de números de casos da doença.

Retinopatia diabética

A falta de controle do diabetes é a principal casa da retinopatia diabética, doença que se caracteriza pelo acúmulo de material nos vasos sanguíneos que irrigam a retina, causando seu entupimento ou o enfraquecimento desses vasos.

Os vasos sanguíneos que são afetados pela retinopatia diabética podem se romper, ocasionando micro hemorragias e até mesmo o deslocamento da retina.

O Dr. Luís Arana alerta que a retinopatia diabética é uma das principais causas de cegueira no mundo. A doença é silenciosa e o paciente nem sente sintomas nem dor, normalmente procura o médico oftalmologista quando sente dificuldade de enxergar e quando isso acontece a doença já está em estágio bem avançado.

Exames oftalmológicos para diagnóstico de doenças de retina em Curitiba

O diagnóstico da doença pode ser realizado por meio de exames oftalmológicos de fundo de olho, principalmente o mapeamento da retina, podendo em alguns casos ser solicitado exames complementares como Angiofluoresceinografia e a Tomografia de Coerência óptica.

O tratamento da retinopatia diabética consiste em aplicações de injeções intra vítrea com medicamentos anti-inflamatórios e tratamentos com laser para fazer a cauterização da área afetada e impedir o avanço do edema, já em casos mais graves da doença é indicado a cirurgia de vitrectomia.

Após o tratamento é necessário que o paciente faça o acompanhamento rigoroso da diabetes para evitar com isso que a doença reapareça, podendo nesses casos a retinopatia se apresentar de forma mais gave que a primeira vez.

Como se prevenir de doenças oculares?

Muitas das doenças oculares não possuem uma causa específica, sendo vários os fatores causadores.

Adotar uma vida com hábitos mais saudáveis, realizando exercícios físicos e buscar ter uma alimentação equilibrada são atitudes que ajudam a evitar vários tipos de doenças. O consumo de álcool em excesso e o tabagismo podem prejudicar a saúde, por isso são hábitos que devem ser evitados.

Pesquisar