Catarata é o termo utilizado para designar a opacificação/perda de transparência do cristalino ocular, que atrapalha a passagem da luz nos olhos. A catarata é um problema que provoca a redução da capacidade de enxergar, podendo chegar, em seus estágios mais avançados, na cegueira reversível.
Felizmente, o cristalino opaco pode ser revertido cirurgicamente, através do único tratamento disponível atualmente: a Cirurgia de Catarata.
As alterações no cristalino causam desde pequenas distorções visuais até a cegueira completa reversível.
A catarata pode ser uma doença congênita, isto é, a criança já nasce com a doença, ou adquirida com a idade, forma mais comum da doença. Pode ainda se desenvolver através de traumas oculares, e outras formas.
Segundo informações da Organização Mundial de Saúde (OMS), aproximadamente um em cada dois casos de cegueira relatados no mundo são ocasionados pela catarata.
A catarata pode acometer apenas um ou ambos os olhos. Quando a doença surge com a idade, costuma acometer os dois olhos, já nos casos de trauma ocular, por exemplo, costuma atingir apenas um dos olhos. A catarata relacionada à idade é uma doença sistêmica, mas também pode se desenvolver com o uso de substâncias, como alguns medicamentos corticosteroides, geralmente é bilateral e assimétrica, ou seja, pode estar com uma progressão maior em um único olho. Poderá ser unilateral se for secundária a doença ocular, ou ao trauma do olho acometido.
Catarata tem cura?
Sim. O caso de opacificação do cristalino (catarata) pode ser revertido com cirurgia. Na cirurgia a lente natural do olho opacificada será removida. Uma lente intra-ocular será utilizada para restabelecer a visão.
Pós-operatório de Catarata
Os cuidados pós-operatórios variam para cada indivíduo. Converse com seu médico para saber quais cuidados devem tomados para uma rápida recuperação pós-cirúrgica.
Quanto tempo leva para a visão voltar ao normal após a cirurgia de catarata?
A melhora vai depender do grau de inflamação após o procedimento cirúrgico. A inflamação se manifesta diferente de acordo com o estado com que se encontrava a catarata antes da cirurgia e de acordo com as estruturas oculares de cada paciente. Doenças como Diabetes também podem alterar o tempo de recuperação.
Como vou enxergar logo após a cirurgia de catarata?
Geralmente a visão fica embaçada durante os primeiros dias após a cirurgia. Nos casos onde há nenhuma ou pouca inflamação, a visão irá se recuperar em poucos dias.
A catarata pode voltar após a cirurgia?
Não existe risco da catarata voltar, uma vez que a lente natural do olho é retirada junto com a catarata e substituída pela lente intra-ocular.
Pode ocorrer o processo de fibrose da membrana que suporta a lente. Em alguns casos, a membrana pode tornar-se opaca trazendo prejuízos a visão. Este problema pode ser resolvido com o procedimento de capsulotomia por Yag LASER. Este procedimento é indolor e restabelece significativamente a visão.
Tipos de Catarata
A catarata possui três tipos, sendo elas:
– Catarata senil: Tipo mais comum da condição, a catarata senil é ocasionada com o desgaste natural do cristalino com o passar do tempo, geralmente atingindo as pessoas com mais de 65 anos.
– Catarata congênita: A catarata pode ocorrer também devido a uma má formação do globo ocular durante a gestação, fazendo com que a criança já nasça com a condição. Este tipo de catarata pode ser detectado no teste do olhinho, sendo importante o tratamento agilizado assim que diagnosticar a doença.
– Catarata traumática: No caso de acidentes de carro, quedas ou outro tipo de lesão que afete o olho, é possível que seja ocasionada a catarata traumática, afetando o cristalino e nervos ao redor.
Tratamento de Catarata em Curitiba
O único tratamento definitivo da catarata é por meio da operação cirúrgica, no qual há a retirada do cristalino que possui a condição para o implante de uma lente intraocular em seu lugar.
A cirurgia, chamada de facectomia, é um minimamente invasivo e rápido, sendo possível notar os primeiros resultados pouco tempo após o procedimento, que costuma durar menos de 30 minutos.
O procedimento possui um tempo total de recuperação de um mês, no qual se deve evitar alguns hábitos, como exercícios físicos intensos e dormir sobre o olho operado.
Especialista em Catarata em Curitiba
O tratamento para as condições relacionadas à retina pode ser realizado em Curitiba com o Dr. Luis Arana, médico formado pela Faculdade Evangélica do Paraná, com especialização em retina pelo Hospital de Olhos do Paraná e pelo Hospital Universitário Evangélico de Curitiba, além de mestrado e doutorado em Oftalmologia pela Universidade Federal do Paraná.