Dr. Luis Arana participa do Retina Academy
fevereiro 25, 2019

Saiba mais sobre Vitrectomia em Curitiba

vitrectomia em curitiba

Em casos graves no qual há alguma deformidade na visão, um dos principais tratamentos consiste em uma intervenção cirúrgica chamada vitrectomia.

Nesta cirurgia, há a retirada do gel vítreo, um fluído que ocupa o globo ocular e que tem a função de absover impactos e manter o formato do olho, para a colocação de outra solução líquida no lugar.

Indicações da Vitrectomia

A vitrectomia é indicada em caso de algum corpo estranho ou hemorragia no vítreo, além de complicações de pós-cirurgias oculares ou de condições como deslocamento de retina, retinopatia diabética e buraco macular.

Procedimento

A cirurgia geralmente não precisa de anestesia, apenas uma sedação no olho, com exceção de casos em que a operação é realizada em uma criança.

Após isso, há a retirada do vítreo do olho, que será substituída posteriormente por um líquido que terá a mesma função e não acarretará em nenhum problema de visão. Enquanto esta solução não é colocada, há então a realização de mais um procedimento cirúrgico, que é realizado de duas formas:  

– Vitrectomia anterior: Geralmente é realizada para complicações da cirurgia da catarata, quando há algum problema posterior com a lente intraocular ou em casos de traumas na câmara anterior, a zona ao redor do cristalino.

– Vitrectomia posterior: Também conhecida como pars plana, é realizada na esclera do olho, sendo feitas de três furos perto do limbo, podendo também haver o uso de laser posteriormente, a depender da condição para o qual a cirurgia está sendo realizada. Este tipo de vitrectomia só pode ser realizado com um  especialista em retina, devido as suas particularidades.

Pós-operatório da Vitrectomia

Geralmente, os pacientes podem ir para casa logo no dia da cirurgia, com o uso de uma oclusão (tampão) por um tempo de 24 a 48 horas após o procedimento.

É comum acontecerem vermelhidões e irritações no olho durante o processo de recuperação, sendo que os pacientes precisarão pingar colírio durante duas a quatro semanas após a cirurgia, e é necessário ficar atento a posição da cabeça, para garantir uma boa recuperação após o procedimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cirurgia de Retina e Catarata em Curitiba
Cirurgia de Retina e Catarata olho