A importância do retinólogo para diabéticos
junho 4, 2019

Oclusão Venosa da Retina

A Oclusão Venosa da Retina (OVR) é uma condição no qual há a obstrução de uma ou várias veias da retina, ocasionando visão turva e/ou perda gradual da capacidade de enxergar, acompanhada de pressão dolorosa no olho.

Devido a esse bloqueio das veias, a OVR pode ter outras condições oculares acompanhadas, como glaucoma, edema macular e, se não for tratada a tempo, cegueira.

A doença pode acontecer de duas formas, sendo elas a oclusão de ramo da veia da retina (ORVR), quando uma ou mais ramificações da veia central são obstruídas, e a oclusão da veia central da retina (OVCR), que é quando a própria veia central é bloqueada.

Apesar da oclusão venosa não possuir uma causa específica, existem alguns fatores que podem contribuir para o surgimento da condição, como idade (a maioria dos casos ocorre após os 65 anos), colesterol, diabetes, problemas de coagulação sanguínea e pressão arterial elevada.

O retinólogo pode detectar a presença da OVR por meio de um exame ocular, pela angiofluoresceinografia, exame que utiliza de um corante fluorescente para mostrar onde há a oclusão, ou por meio da retinografia e da tomografia de coerência óptica, utilizando da fotografia de fundo de olho e da verificação da espessura da retina para obter um diagnóstico.

A condição não possui um tratamento que possa reverter a obstrução, mas existem procedimentos que podem ajudar no controle, bem como a utilização de alimentos antioxidantes, de uma dieta balanceada e da prática de um estilo de vida mais saudável.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cirurgia de Retina e Catarata em Curitiba
Cirurgia de Retina e Catarata olho