tratamento de retinopatia diabetica em Curitiba
Retinopatia Diabética é uma doença silenciosa que pode atingir milhares de curitibanos
junho 20, 2018
descolamento de retina em Curitiba
Descolamento de retina: causas, sintomas e tratamento
agosto 13, 2018

O que é o tratamento de INJEÇÃO INTRA VÍTREA e sua importância para a DMRI – Degeneração macular relacionada a idade

O que é o tratamento de INJEÇÃO INTRA VÍTREA e sua importância para a DMRI – Degeneração macular relacionada a idade

 

A DMRI – Degeneração Macular Relacionada à Idade é uma doença grave que atinge a retina e geralmente afeta pessoas com mais de 60 anos, sua prevalência na população brasileira vem crescendo, devido ao aumento da expectativa de vida e fatores comportamentais como tabagismo, alcoolismo, sedentarismo, entre outros.

Existem dois tipos de DMRI:

 

SECA – que responde por 90% dos casos e ainda não tem um tratamento especifico, somente controle com exames e algumas medicações e procedimentos.

 

DMRI – ESXUDATIVA ou úmida, que é o tipo mais grave da doença, pois causa perda da visão central de forma rápida.

A DMRI do tipo úmida, embora atinja somente 10% dos casos, é muito agressiva e de difícil tratamento. A doença é caracterizada pelo acumulo de DRUSAS (partículas de gordura e proteína do próprio corpo) no fundo do olho e pelo crescimento desordenado de VASOS SANGUÍNEOS, num processo conhecido como VEGF que promove o angiogenese, ou seja, o crescimento de novos vasos sanguíneos.

Esses neovasos são mais fracos, finos e se rompem facilmente, provocando hemorragias no fundo do olho, mais do que isso, como a doença afeta a MÁCULA,  causa a perda da visão central. A mácula é uma área muito importante do fundo olho, pois é responsável pela visão central, percepção de detalhes e pelas cores, como as células fotossensíveis da mácula são afetadas pela DMRI as consequências são graves.

 

O tratamento é realizado com INJEÇÃO INTRA-VÍTREA COM MEDICAMENTOS ANTI VEGF

 

O principal problema da DMRI tipo úmida são as hemorragias causadas pelos vasos sanguíneos que crescem desordenadamente, esse processo é regulado pelo VEGF – Fator de crescimento endotelial vascular, que regula o processo de crescimento dos vasos sanguíneos, quando existe um desequilíbrio desse mecanismo o organismo é prejudicado.

As medicações ANTI VEGF são capazes de bloquear a neovascularização no fundo do olho, interrompendo o avanço da Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI), e mais do que isso em muitos pacientes a visão melhora!

 

O tratamento consiste na aplicação com uma injeção especial de medicamentos especiais conhecidos como ANTI VEGF, eles bloqueiam a ação do fator de crescimento endotelial vascular, interrompendo o crescimento de novos vasos sanguíneos na região, assim preservam o tecido da mácula e evitam o progresso da DMRI.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cirurgia de Retina e Catarata em Curitiba
Cirurgia de Retina e Catarata olho