euretina 2018
Dr. Luis Augusto Arana esteve presente no 18º Congresso Europeu de Retina
setembro 27, 2018
injeção intravítrea em curitiba
Injeção Intravítrea com Anti-VEGF em Curitiba
outubro 22, 2018

Injeção Intravítrea em Curitiba | DMRI, Retinopatia Diabética, Oclusão Vascular da Retina e Retinopatia Hipertensiva

injeções intravitreas curitiba

Injeções Intravítreas Curitiba

Injeção Intravítrea para DMRI (degeneração macular relacionada a idade) em Idosos

A expectativa de vida dos brasileiros vem aumentando ano após ano. Graças aos avanços da medicina, hoje é possível chegar na terceira idade com uma excelente qualidade de vida! A saúde ocular é um dos fatores essenciais para uma vida plena. Não deixe que doenças como a DMRI atrapalhe sua plenitude!

A partir dos 50 a 60, é frequente o surgimento de algumas doenças como a Catarata e a Degeneração Macular Relacionada a Idade (DMRI). As queixas vão se tornando mais frequentes e a troca do grau da lente dos óculos, em muitos casos, já não são mais satisfatórias.

O que é a DMRI?

Dr. Luis Arana explica que a DMRI é uma doença que age silenciosamente e vai progressivamente prejudicando a visão, criando uma mancha escura na visão do paciente, causando debilidade e dificultando atividades simples como caminhar, ler e dirigir.

A DMRI atinge a mácula, uma estrutura presente na retina, que é responsável pela visão central, pela nitidez,  identificação de cores e visão noturna.

tratamento da dmri em curitiba

Visão com DMRI

Quais os tipos da DMRI?

A degeneração macular se divide em dois tipos:

  • DMRI SECA: Corresponde a 90% de todos os casos de DMRI. Se desenvolve de maneira lenta e gradual e ainda não possui nenhum tratamento definitivo, porém, diversos estudos estão sendo realizados.
  • DMRI ÚMIDA (exsudativa): Corresponde aos 10% dos casos de DMRI. Seus efeitos são mais severos em relação a DMRI seca e sua evolução é bastante rápida, podendo levar a perda da visão de maneira irreversível se não tratada. Atualmente, as injeções intravítreas são muito utilizados na DMRI úmida, com resultados bastante satisfatórios.

Injeções intravítreas

As injeções são realizadas com a aplicação de medicamentos que visam inibir o avanço da degeneração da mácula, desta forma, a visão irá estabilizar. Em muitos casos, o tratamento com injeções podem inclusive reduzir os efeitos da DMRI, melhorando a visão do paciente.

As injeções intravítreas também pode ser utilizadas para tratar outras doenças, como a retinopatia diabética, oclusão vascular da retina e a retinopatia hipertensiva.

Características da DMRI

A degeneração macular relacionada a idade ocorre devido a hemorragias que ocorrem na mácula, que se desenvolvem a partir do rompimento de neovasos anormais na região. Estes neovasos se rompem com facilidade, extravasando líquidos na mácula que, conforme vão se acumulando, causam a mancha escura na visão do paciente.

Dr. Luis Arana explica que com a aplicação das injeções intravítreas os vasos diminuem de tamanho. Todo o procedimento é realizado em ambiente cirúrgico.

Como é diagnosticado a DMRI?

Para diagnosticar a doença, exames como a angiografia são utilizados. Este exame visa analisar o fundo do olho, através de um equipamento que captura imagens de alta qualidade, que permitem ao médico analisar os vasos sanguíneos do paciente.

Outro exame utilizado é a tomografia de coerência óptica com imagens tridimensionais (OCT 3D). Este exame indica com precisão o avanço da DMRI.

Injeção Intravítrea por plano de saúde

A ANS, agência reguladora que é vinculada ao ministério da saúde, ampliou a cobertura para exames e terapias na área da oftalmologia. Dentre os procedimentos que receberam cobertura, está o exame de OCT, injeções intravítreas para tratamento de DMRI e outras doenças, além de exames complementares para o diagnóstico da DMRI. Entre em contato conosco para maiores informações.

Injeções Intravítreas em Curitiba

Dr. Luis Arana é médico oftalmologista com experiência em tratamento da DMRI e injeções intravítreas. Para maiores informações, ligue:

(41) 3310-4262

(41) 99914-5710

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cirurgia de Retina e Catarata em Curitiba
Cirurgia de Retina e Catarata olho