dmri em curitiba
fevereiro 25, 2019

Terapia Angiogênica pode combater doenças como edema macular e DMRI

injeção angiogenica

A princípio, o nome terapia antiangiogênica pode assustar, mas é uma técnica cada vez mais comum para tratar doenças relacionadas à retina. No procedimento, surgido nos anos 2000, injeta-se medicamentos na cavidade vítrea, diminuindo a proliferação e a permeabilidade de vasos sanguíneos.

O uso de seu tratamento vem sendo disseminado por sua simplicidade, seus resultados satisfatórios e ao grande número de pessoas que necessitam de sua utilização, mas recomenda-se que o tratamento seja realizado após a consulta de um oftalmologista especializado em doenças na retina.

Indicações da Terapia Angiogência

O tratamento é recomendado para casos de edema de mácula que sejam ocasionados por problemas como oclusão de veias da retina, degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e diabetes mellitus. O procedimento tem como objetivo interromper o crescimento de neovasos sobre a retina, ou seja, de vasos anômalos que crescem sobre as já existentes e que podem causar uma baixa visual que é grave e, geralmente, irreversível.

Prática

O procedimento é realizado com anestesia local e requer muita atenção, devido a ser uma técnica invasiva. Porém, é uma técnica simples, rápida e que, geralmente, é indolor.

Na maioria dos casos, o tratamento é iniciado com três aplicações no olho afetado, sendo uma por mês, após novas avaliações no consultório e a realização de exames complementares, observa-se a necessidade ou não de novas aplicações ou de um acompanhamento constante.

Pós-terapia

Após a realização do procedimento, o paciente é liberado, mas deve retornar imediatamente ao seu oftalmologista em casos de dor, diminuição da visão ou secreção ocular nos próximos dias.