dr luis arana retina curitiba
Dr Luis Arana participa de mesa discutidora no evento JOVEM RETINA
agosto 27, 2018
euretina 2018
Dr. Luis Augusto Arana esteve presente no 18º Congresso Europeu de Retina
setembro 27, 2018

DEGENERAÇÃO MACULAR O QUE É, CAUSAS E TRATAMENTO EM CURITIBA

dmri curitiba tratamento degeneração macular da visão

Nos próximos anos acontecerão muitas mudanças no perfil da população brasileira, em 2030 o número de idosos irá superar o número de crianças e em 2050 o número de pessoas com mais de 60 anos será 20% da população.

Uma característica comum da melhor idade é o surgimento de doenças relacionadas ao processo de envelhecimento, algumas das quais em nossa visão, como a catarata.

No entanto, algumas doenças são mais graves e precisam ser observadas com atenção, pois podem causar sérios danos a nossa visão, como a DMRI – DEGENERAÇÃO MACULAR RELACIONADA A IDADE.

Essa doença atinge pessoas com mais de 60 anos de idade, e dependendo da faixa etária sua prevalência pode chegar até 45% das pessoas, ou seja, quanto mais idade, maiores as chances de desenvolver a DMRI.

O QUE É A DMRI (Degeneração Macula Relacionada a Idade)?

A mácula é uma pequena região localizada no fundo olho, essa estrutura é fundamental para nossa visão, pois é responsável pela visão central, percepção da nitidez, cores e contraste.

Muitas pessoas não sabem, mas nossa visão periférica não é tão boa. É justamente a mácula que otimiza nossa qualidade visual e nos permite enxergar em detalhes quando focamos num objeto.

A DMRI é caracterizada pelo acúmulo de material orgânico chamado de drusas na região da mácula, causando um processo de degeneração nas células, prejudicando a visão central.

No entanto ocorrem dois tipos de DMRI: a seca e a úmida (Exsudativa). A DMRI do tipo SECA atinge 90% dos pacientes e é caracterizada pela presença das Drusas na região da mácula, causando a perda progressiva da visão, mas de forma lenta. Já a DMRI Exsudativa (úmida) além das drusas possui o crescimento desordenado de vasos sanguíneos na mácula, esses vasos são mais finos e fracos, rompendo-se facilmente, ocasionando hemorragias e perda rápida da visão central.

O QUE CAUSA A DMRI – Degeneração Macular Relacionada a Idade?

A principal causa é o próprio envelhecimento que cria condições para a doença surgir, estudos indicam que existe alguma correlação em hábitos como fumar, beber, sedentarismo, obesidade e hipertensão, pessoas com essas características teriam mais riscos de sofrer de DMRI.

A prevenção logicamente é uma vida saudável com prática regular de exercícios físicos e uma boa alimentação, esse comportamento não só ajuda a prevenir a DMRI como outras doenças também.

COMO É O TRATAMENTO DA DMRI?

A DMRI do tipo SECA ainda não tem um tratamento capaz de melhorar a visão do paciente, geralmente é feito um acompanhamento e tentativas de evitar o seu progresso rápido.

Já a DMRI do tipo úmida tem tratamento, é a aplicação de medicamentos ANTI-VEGF diretamente no fundo olho, esses medicamentos têm a capacidade impedir o processo de criação de novos vasos sanguíneos cessando o progresso da visão, mais do que isso em muitos casos a visão do paciente melhora depois do tratamento, que deve ser feito em várias sessões.