O que é Hemorragia Vítrea?

A Hemorragia Vítrea trata-se da presença de sangue dentro da cavidade vítrea do olho.

O humor vítreo é uma substância gelatinosa e transparente que preenche o globo ocular.
Quando existe sangue na cavidade, esta sustância perde sua característica transparente, e a pessoa apresenta redução da visão.

Quais sãos as causas da Hemorragia Vítrea?

As causas da hemorragia vítrea, que pode ser espontânea ou traumática são bastante numerosas. Porém as causas espontâneas mais frequentes são a retinopatia diabética (50% dos casos), seguida de descolamento de retina, e oclusão venosa da retina.

Quais são os sintomas?

O principal sintoma é a perda brusca de nitidez visual, que se agrava após alguns minutos. De acordo com a intensidade da hemorragia o déficit de visão pode ser completo, com cegueira total ou parcial.

Quando a hemorragia é pequena e leve, o problema se manifesta com visão borrada.

Como é realizado o diagnóstico e o tratamento?

Todo paciente que apresenta essa sintomatologia, deve procurar um oftalmologista. O médico irá realizar uma exploração oftalmológica completa através de exames específicos.

Em casos de hemorragia intensa, que impeçam a análise do fundo do olho, será feita uma ecografia do olho para que se possa descartar um descolamento de retina. É de extrema importância que se controle a pressão intraocular, uma vez que o problema pode produzir glaucoma secundário.

O tratamento não é único para todos os pacientes, uma vez que as causas podem e costumam ser diversas. Por esse motivo, o tratamento deve ser individualizado, em função da origem hemorrágica e de todas as circunstancias pessoais de cada caso.

Alguns casos demandam uma intervenção cirúrgica (vitrectomia), para que seja extraído o humor vítreo.

Em função das causas que originaram a hemorragia vítrea, podem ser utilizados outros tratamentos, como aplicação de laser ou administração de injeções intravítreas.

 

 

Cirurgia de Retina e Catarata em Curitiba
Cirurgia de Retina e Catarata olho