Degeneração macular relacionada a idade (DMRI)

O que é a degeneração macular de retina relacionada à idade?

A DMRI causa a degeneração da mácula: pequena área central da retina do olho, responsável por determinar a precisão da visão central. A saúde da mácula, determina nossa capacidade de ler, reconhecer rostos, assistir TV, usar o computador, aparelho celular ou manter qualquer tarefa visual que requer foco.

Em alguns casos, a DRMI avança lentamente de forma que o paciente não percebe mudanças na visão. Porém, em outras situações a enfermidade progride de forma rápida e pode causar perda de visão em ambos os olhos. A patologia é uma das principais causas de perda de visão em pessoas  acima de 50 anos de idade.

Quais são os sintomas da degeneração macular relacionada a idade?

Visão central embaçada. Este costuma ser um dos sintomas iniciais mais relatados por pacientes que apresentaram a DRMI.

Esse sintoma é percebido principalmente durante a leitura, assistindo TV ou qualquer atividade que exija foco da visão.

Outros sintomas são:

  • Visão distorcida: as linhas retas aparentam ser onduladas, ou irregulares;
  • Dificuldade para reconhecer o rosto das pessoas;
  • Manchas no campo central dos olhos.

Na maior parte dos portadores da degeneração macular, a doença atinge ambos os olhos, e a perda da visão depende do tipo da DMRI. A doença apresenta duas formas:

DMRI seca

A doença produz uma perda de células nervosas na mácula. Esta forma, na qual as células fotossensíveis da mácula se decompõem lentamente, é diagnosticada em cerca de 90% dos casos. O progresso da enfermidade é lento e a perda da visão total pode levar décadas. Inicialmente, pode não apresentar sintomas e pode até não apresentar avanço entre exames oftalmológicos de rotina.

DMRI Úmida

Cerca de 10% dos pacientes que sofrem de degeneração macular têm a forma úmida. Esta, pode causar mais dano à visão central do que a forma seca.

A degeneração macular úmida ocorre quando existe um crescimento de vasos sanguíneos anormais  debaixo da retina. Este crescimento anormal de vasos sanguíneos se chama neovascularização de coróide ou degeneração exsudativa. Através destes novos vasos sanguíneos pode ocorrer vazão de  de líquido ou sangue, causando são borrada e distorcida. A perda de visão por este tipo de degeneração macular, costuma ser mais rápida que uma degeneração macular seca.

Por isso quanto mais cedo se realize o diagnóstico, maiores as possibilidades de preservar a visão central do paciente.

Cirurgia de Retina e Catarata em Curitiba
Cirurgia de Retina e Catarata olho