O Que é uma lente intraocular?

Uma lente intraocular é na verdade, um “cristalino artificial” (sintético) que se utiliza para substituir  o cristalino natural do olho que precisa ser removido cirurgicamente, em geral como parte do processo de uma cirurgia de catarata.

Atualmente as lentes intraoculares (LIOS) mais utilizadas são confeccionadas de silicone ou  polimetilmetacrilato, sendo materiais bastante flexíveis e que podem ainda proteger a visão dos prejuízos causados por raios-ultravioleta.

Por que utiliza-se lentes intraoculares?

Quando existe a necessidade de se retirar o cristalino natural do olho, grande parte da capacidade de foco é perdida. Para recuperar essa perda e recuperar a visão, é introduzida uma lente intraocular permanente no olho, deixando com isso, problemas de visão e incômodos causados pelo uso de lentes de contato e óculos.

Qual lente se deve usar para a Cirurgia de Catarata?

As lentes intraoculares possuem diferentes graduações de enfoque, da mesma forma que os óculos e as lentes de contato. Para saber qual a lente mais adequada para cada paciente, o oftalmologista irá  solicitar diversos exames que irão auxiliar na melhor escolha das lentes.

Esses exames são utilizados para selecionar o poder de enfoque da lente que será implantada, levando-se em conta também as necessidades de visão e o estilo de vida de cada paciente.

Os principais exames solicitados pelo médico, são:

  • Tomografia de Córnea: exame indolor e confortável, que irá mapear a córnea;
  • Retinografia: exame de alta resolução realizado para observar detalhadamente a retina, o nervo ótico e o fundo do olho;
  • Acuidade Visual a Laser: exame capaz de aferir e mensurar o potencial de visão.
  • Biometria Ocular: exame de alta precisão, realizado para medir o comprimento axial do globo ocular e de suas estruturas;

Em nossa clínica realizamos todos os exames necessários para o diagnostico e aconselhamento sobre a melhor lente intraocular a ser utilizada.

Por que é necessário utilizar lente intraocular após a cirurgia de Catarata?

O cristalino, lente natural dos olhos é uma parte de grande importância no sistema ótico, e que com o passar dos anos tende a perder a sua transparência original, desenvolvendo com isso, catarata. Para sanar esse problema, existe a cirurgia de catarata, onde a lente natural que sofreu opacidade, será substituída por uma lente artificial (lente intraocular). Assim, durante a cirurgia, o cristalino opacificado é removido e se introduz a lente artificial de material sintético e flexível. Sem o implante das lentes, a visão permanece prejudicada.

Quais são os tipos de lentes intraoculares?

Como já dissemos o oftalmologista irá através da realização de diversos exames modernos e eficazes, decidir qual a melhor lente intraocular para cada paciente. Existe uma grande variedade de lentes intraoculares. Confira abaixo, os principais tipos de lentes:

  • Lentes Acomodativas
  • Lentes Multifocais
  • Lentes Tóricas
  • Lentes Monofocais
  • Lentes Artisan
  • Lentes Artiflex

Lente intra-ocular possui grau, assim como óculos e lentes convencionais?

Sim. O cristalino retirado no procedimento cirúrgico será substituído por lente de grau de acordo com a necessidade do paciente. A medição do grau é feita através de equipamentos para definir o grau necessário para a lente.

Lente intra-ocular é permanente ou precisa ser trocada após alguns anos?

A lente é permanente, e não há necessidade para substituição. Desta forma, é necessário utilizar lentes feitas em material de boa qualidade e que permitam conforto para o usuário.

A lente intra-ocular pode se mover dentro do olho?

As primeiras lentes intra-oculares desenvolvidas causavam este tipo de transtorno, porém as lentes mais modernas não se movem e são mais seguras.

Onde devo comprar as lentes intra-oculares?

As lentes não são vendidas isoladamente. O hospital ou médico responsável por seu procedimento cirúrgico irá disponibilizar a lente, de acordo com as necessidades do paciente.

Cirurgia de Retina e Catarata em Curitiba
Cirurgia de Retina e Catarata olho