Cuidados no pós-operatório de catarata

Os cuidados no período pós-operatórios de catarata, são bastante distintos e variam de um paciente para outro, devido às características pessoais de recuperação. Uma conversa com o cirurgião, irá  esclarecer as dúvidas sobre os principais cuidados à serem tomados para uma rápida recuperação.

Vale lembrar que cada cirurgia é diferente e é de suma importância, seguir sempre as orientações do seu médico para o seu caso, em particular.

Quanto tempo leva para a visão voltar ao normal?

Essa pergunta é bastante comum entre os pacientes que irão se submeter à cirurgia de catarata. Por isso esclarecemos que todo processo de recuperação, irá derivar do grau de inflamação pós-cirurgia.

Ou seja, a inflamação irá se apresentar de forma diferenciada em cada paciente, consoante ao estado em que a catarata se apresentava antes do procedimento, bem como de acordo com a estrutura ocular, e de saúde geral de cada indivíduo.

Vale lembrar, que doenças preexistentes como o diabetes, podem alterar o período de recuperação.

Como irei enxergar logo após a cirurgia de catarata?

Geralmente, a visão fica embaçada durante os primeiros dias após a cirurgia. Nos casos onde há nenhuma ou pouca inflamação, a visão irá se recuperar em poucos dias.

A catarata pode voltar após a cirurgia?

Não existe risco da catarata voltar, uma vez que a lente natural do olho é retirada junto com a catarata e substituída pela lente intraocular.

Pode ocorrer o processo de fibrose da membrana que suporta a lente. Em alguns casos, a membrana pode tornar-se opaca trazendo prejuízos a visão. Este problema pode ser resolvido com o procedimento de capsulotomia por Yag LASER. Este procedimento é indolor e restabelece significativamente a visão do paciente.

Cirurgia de Retina e Catarata em Curitiba
Cirurgia de Retina e Catarata olho